Pular para o conteúdo principal

20 sugestões de leitura para enfrentar o novo coronavírus (Covid-19)

Saudações nobres leitores (as).

No dia 07.04.2020, realizei um encontro virtual ao vivo através do mecanismo Live do Instagram,onde procurei abrir um diálogo sobre qual ou quais os lugares das Ciências Humanas, Sociais e da Filosofia diante da pandemia oriunda do Covid-19.

Durante a transmissão algumas pessoas se mostraram interessadas em ler as referências que apresentei para embasar minhas falas e para atender o interesse destas pessoas resolvi escrever aqui uma lista com 20 referências para este momento de forma comentada.

Espero que este esforço seja útil para esclarecer as pessoas que se encontram em condição de isolamento ou de distanciamento social. Vamos juntos enfrentar as demandas vindas com este fenômeno de saúde pública e orgânica.

Caso você considere interessante ajude no compartilhamento das informações e,se possível,deste texto.

1. Organização Mundial da Saúde (OMS)


Parece-me que todos nós deveríamos em primeiro lugar buscar as informações oficiais de instituições que são responsáveis pelos mecanismos de saúde, por isso, minha primeira indicação é acessar o site oficial da Organização Mundial da Saúde. Infelizmente o site não tem a disponibilidade da língua portuguesa, portanto, estou deixando o link em língua espanhola, caso você prefira ler em outro idioma pode trocar na barra disponível logo na parte superior do site.

Neste site é possível encontrar as informações oficiais que a organização disponibiliza sobre o Coronavírus, situação dos países, como se prevenir, orientações para lidar com informações falsas, informações para quem necessita viajar e orientações técnicas para as equipes de saúde.

2. Organização Pan-americana de Saúde (OPS)


Neste portal é possível encontrar informações mais específicas de nossa região do globo. Aqui estão disponíveis os modos como os governos e as instituições de países pan-americanos estão lidando com a pandemia do Covid-19.

Estão disponíveis também materiais de divulgação de orientações sobre como lidar com a enfermidade e informações de prevenção. Estas orientações são muito úteis para fortalecer uma cultura de prevenção que visa minimizar a quantidade de pessoas infectadas, a meta primordial da instituição é o compromisso para evitar uma tragédia ainda maior, algo que choca em escala global.

3. Ministério da Saúde (Governo Federal do Brasil)


Para acompanhar as orientações, resoluções e as informações oficiais especificamente do Brasil o portal do Ministério da Saúde oferta logo em sua página inicial um caminho para todas as informações que a instituição julga pertinente, especialmente o suporte que o ministério tem ofertado para as localizações onde o coronavírus está atuando. Além disso, as informações oficiais de pessoas detectadas com o vírus e os óbitos são atualizados diariamente.

Como destaque gostaria de deixar explícito que é de suma importância acompanhar tal portal para compreender e cobrar os políticos (as) que estão diretamente envolvidos no enfrentamento desta condição que afetou o nosso país.

4. Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo


Para nós paulistas ou paulistanos é muito importante acompanhar os casos do vírus em nosso entorno. Para quem reside em outras localidades sugiro que procure as informações dos órgãos oficiais de seu Estado. É somente através destas orientações estaduais que é possível saber qual deve ser o nosso posicionamento diante do vírus, devemos ficar em distanciamento em isolamento? Ali você pode encontrar estas informações além de acompanhar os dados específicos de sua região.

Logo na página inicial o portal permite que você entre especificamente no que diz respeito ao vírus. Ali será possível saber em que "pé" anda a pesquisa e os encaminhamentos da pandemia.

Como destaque gostaria de deixar explícito que é de suma importância acompanhar tal portal para compreender e cobrar os políticos (as) que estão diretamente envolvidos no enfrentamento desta condição que afetou o nosso Estado.

5. Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo


Assim como a orientação dada sobre o órgão de Saúde do Estado de São Paulo, caso você seja de outro município, procure o portal responsável por disseminar as informações oficiais de sua cidade.

A importância de acompanhar as informações específicas da cidade é saber os limites do que podemos ou não fazer para manter a segurança individual e dos entes queridos (as).

Logo na página inicial você encontrará disponível o link que lhe jogará diante das informações específicas do Covid-19. Aqui na cidade de São Paulo a orientação é explícita: FIQUE EM CASA. Todas as pessoas que puderem ficar em casa devem fazer para ajudar no controle da infecção e no controle das pessoas que terão atendimento garantido nos leitos do Sistema de Saúde.

Como destaque gostaria de deixar explícito que é de suma importância acompanhar tal portal para compreender e cobrar os políticos (as) que estão diretamente envolvidos no enfrentamento desta condição que afetou o nossa cidade.

6. Portal de Periódicos da Capes


Caso você tenha interesse em buscar informações sobre como estão os estudos e o desenvolvimento das pesquisas científicas no Brasil e dos maiores portais de instituições internacionais a sugestão é acessar ao portal de periódicos da Capes. Ali estão disponíveis mais de 45 mil periódicos nacionais e internacionais sobre os mais variados assuntos estudados nas instituições de fomento a pesquisa científica.

Na página inicial existe, já, a indicação para quem busca informações sobre o novo coronavírus. As próximas três indicações são justamente extraídas dali.

7. ProQuest organiza e disponibiliza gratuitamente recursos de pesquisa sobre covid-19


Esta notícia disponível no portal de periódicos da Capes reúne os recursos que estão disponíveis gratuitamente para a pesquisa do Covid-19. O esforço da editora foi para reunir o máximo de informações possíveis para subsidiar pesquisadores (as) do mundo todo a criar possibilidades de enfrentamento da pandemia.

Essa ação de colaboração talvez seja uma das grandes iniciativas que o Covid-19 traz neste momento. Tendo nos afetado de modo tão rápido, todos nós precisamos buscar modos para lidar com esta realidade e caso possamos descobrir algo é preciso compartilhar rapidamente para preservar as vidas de milhares ou até milhões de pessoas.

8. Begell House destaca artigos pertinentes ao estudo do novo coronavírus


Assim como a referência anterior, esta notícia disponível no portal de periódicos da Capes reúne os recursos que estão disponíveis para a pesquisa do Covid-19. O esforço da editora foi para reunir o máximo de informações possíveis para subsidiar pesquisadores (as) do mundo todo a criar possibilidades de enfrentamento da pandemia.

Novamente: "Essa ação de colaboração talvez seja uma das grandes iniciativas que o Covid-19 traz neste momento. Tendo nos afetado de modo tão rápido, todos nós precisamos buscar modos para lidar com esta realidade e caso possamos descobrir algo é preciso compartilhar rapidamente para preservar as vidas de milhares ou até milhões de pessoas".

9. Cambridge oferece acesso a coleções de e-books para apoiar estudos durante pandemia


Esta notícia também está disponível no portal de periódicos da Capes, no entanto não vale exclusivamente para estudar o Covid-19. A Universidade de Cambridge oferece milhares de e-books para apoiar as instituições de ensino que se viram obrigadas a aderir ao distanciamento social. Para que todos possam ter recursos para continuar a sua trajetória de desenvolvimento intelectual, podemos contar com este acervo disponível neste momento de dificuldades para a manutenção de certos aspectos da "normalidade".

A indicação desta referência, mais do que para apoiar a pesquisa do Covid-19 pretende auxiliar num problema secundário da pandemia, não menos importante, a questão do isolamento e distanciamento que forçou as pessoas a lidar com um tempo recluso que não existia. Por isso, tão importante quanto cuidar dos aspectos da saúde pública trazidos pelo vírus é lidar com o modo como as pessoas estão lidando com esta transformação significativas na"normalidade" da vida.

10. Melhorar a gestão da saúde não basta


Este e as próximas 8 sugestões de leitura pertencem ao período da Revista Pesquisa da FAPESP, este portal é um dos principais mecanismos de divulgação da produção científica do Estado de São Paulo.

Especificamente sobre este artigo, o estudo demonstra as alternativas possíveis ou os cenários para evitar um colapso no sistema de saúde. Ali está a necessidade de ampliação dos leitos para tratar as pessoas que contraírem o Coronavírus.

11. A importância de testar em larga escala


Neste artigo existe a tentativa de demonstração de que o melhor modo para lidar com a crise trazida pela propagação do Coronavírus é a capacidade de realizar testes em larga escala, um dos desafios mais importantes que as instituições de saúde do mundo inteiro vêm enfrentando. Os testes possibilitarão o controle dos avanços do vírus e criar alternativas de enfrentamento da doença.

12. Isolamento social reduz taxa de transmissão do coronavírus na Grande São Paulo


Neste artigo existe as evidências que permitem associar o isolamento social com a redução da transmissão do Coronavírus e como isso pode ter evitado milhares de contaminação em São Paulo e evitado mortes.

13. Solidariedade na ciência


Neste artigo é revelada a estrutura colaborativa entre os pesquisadores (as) para criar ao máximo possível de ações para o enfrentamento da pandemia e de alicerçar caminhos para o desenvolvimento de pesquisas que podem ser promissoras para preservar o máximo possível as vidas da população.

14. Epidemia de fake news


Neste artigo é tratada a problemática das notícias e de falsas orientações para o enfrentamento da Covid-19, o que levou a OMS a declarar uma secunda pandemia, a de"fakenews". É comum existir divergência dentro de aspectos que ainda estão em processo de estudo, no entanto, o que temos visto nos últimos tempos é uma negação do que toda a comunidade internacional tem produzido e por isso é necessário realizar um esforço para restringir a circulação de notícias falsas. Tem gente usando a pandemia para obter retornos financeiros, políticos ou morais e isto deve ser combatido em nome da segurança da saúde de milhares ou milhões de pessoas.

15. Uma barreira física contra o coronavírus


Neste artigo podemos encontrar as conclusões do estudo chinês da eficiência das máscaras cirúrgicas para ser uma barreira física contra o vírus do Covid-19.  Embora não seja conclusiva, a informação é extremamente útil para o que diz respeito a possibilidades de evitar a propagação do vírus nas comunidades, pensando em possibilidades para romper com o isolamento social ou o distanciamento. Apenas fiquem alertas que a máscara não resolve os problemas, é apenas uma das alternativas para enfrentar a propagação do vírus, aguarde as orientações dos órgãos competentes antes de voltar a "normalidade".

16. Os danos do coronavírus


Neste artigo é possível encontrar os resultados das autopsias realizadas na USP. Ou seja, aqui é possível compreender os impactos do vírus no organismo das pessoas que contraíram o Covid-19 e chegaram ao resultado menos esperado por nós, o óbito. Assim podemos compreender o perigo da doença em nós.

17. O avanço do coronavírus no Brasil


Neste arquivo, que pode ser ouvido na forma de podcast, encontramos os estudos de modelos matemáticos que lidam com as possibilidades de avanço do vírus no Brasil. Em suma, o pesquisador tenta revelar os métodos que estão sendo utilizados para conseguir lidar com a demanda oriunda da pandemia e lê as informações que podemos inferir sobre o vírus em nosso país.

18. Desafios do isolamento


Outra de nossas preocupações deve ser nos impactos secundários que a pandemia pode causar em âmbito social. Sendo assim, é preciso que todos nós nos coloquemos diante das problemáticas que podem estar associadas ao isolamento social, a nossa saúde mental deve ser preservada e é um desafio uma vez que nos colocamos diante de uma ruptura abrupta com a "normalidade".

19. Portais de notícias do jornalismo tradicional

Link: [Use o mecanismo que você considera relevante]

Os conglomerados de comunicação, tv, rádio, jornal, embora possam ser alvos de inúmeras críticas, algumas pertinentes e outras duvidosas, são um mecanismo que apesar de tudo dependem de suas reputações e, por isso, neste momento de crise precisam estar alinhados com as necessidades sociais e com as demandas oficiais, o que pode ofertar uma certa segurança nas informações. Mas, veja bem, não estou sugerindo ver nenhuma mídia sem o seu crivo, cabe a você toda a responsabilidade de filtrar e considerar as problemáticas de cada informação consumida.

Como os portais são ferramentas que visam consumo, os meios de comunicação veiculam aquilo que a maior parte das pessoas querem consumir. Isto não as torna irrelevantes, apenas é preciso ter atenção com o que estamos consumindo.

20. Fontes alternativas

Link: [Use o mecanismo que você considera relevante]

Da mesma forma que os conglomerados de comunicação, boa parte das referências alternativas das notícias que consumimos, procuram produzir conteúdo que seja consumido. Tome cuidado, mesmo envolto de boa vontade, de suposta intensão de dizer o que ninguém quer dizer, estes meios normalmente se propagam de modo irresponsável, ou seja, estes veículos não se responsabilizam pelas informações prestadas, ou logo saem do ar e entram em nosso universo com novos nomes. Neste momento propagar informações falsas geram ainda mais pânico diante de um contexto já difícil, por isso, seja consciente.



Por fim:

Aqui busquei disponibilizar um material que parece útil para ter uma dimensão da complexidade que estamos enfrentando com o coronavírus e o Covid-19. Poderia, ainda, elencar mais muitas referências, no entanto, para não cansar você, nobre leitor (a), procurei elencar aquilo que julgo fundamental para todas as pessoas.

Quer saber mais sobre o assunto? Quer mais referências? Deixe nos comentários que assim que possível produzo outra publicação sobre o assunto.

Atenciosamente.
Prof. Ricardo Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Política na obra de Aristóteles: Estruturas, funções e a busca pelo bem comum

Saudações fraternas. É preciso considerar, com nitidez, que boa parte da nossa compreensão acerca dos fenômenos políticos são profundamente influenciados pela tradição da Filosofia Política e, reconhecer este fato, coloca-nos diante da responsabilidade de estudar com afinco tal tradição. Nesta ocasião propomos uma espécie de introdução à obra política de Aristóteles (c. 384 a.C.-322 a.C.), sem nenhuma dúvida um dos pilares da política ocidental. Por vezes foi paradigma central da política e mesmo em tentativas de contestação permaneceu referência fundamental para as deliberações, críticas e reformulações dos sentidos e fazeres possíveis à política. A obra de Aristóteles, especialmente sua reflexão sobre a política, é uma das mais influentes na história do pensamento ocidental. Aristóteles, filósofo grego do século IV a.C., aborda a política não apenas como uma prática de governança, mas como um campo essencial para a realização do ser humano e a promoção do bem comum. Neste artigo, exp...

A "Filosofia" nas palavras cantadas por Noel Rosa

Saudações fraternas.  Noel Rosa (1910-1937), um dos maiores nomes da música brasileira, nos presenteou com um vasto repertório que transcende a música, demonstrando a sua relevância cultural e, cá entre nós, trazendo para a esfera popular temas sofisticados tal como a Filosofia. Suas canções, repletas de ironia e crítica social, convidam à reflexão sobre a condição humana. A música "Filosofia" é um excelente exemplo disso, abordando temas profundos de forma poética e acessível. Nesta ocasião, gostaríamos de propor uma interpretação reflexiva de como o gênio de Noel Rosa pode instigar a reflexão pessoal, mas, também, instigar para um olhar voltado para a tradição filosófica. Evidentemente, por se tratar de uma canção, talvez seja muito adequado começar a nossa reflexão ouvindo sua interpretação poética e conhecer detalhadamente a letra: Filosofia O mundo me condena e ninguém tem pena Falando sempre mal do meu nome! Deixando de saber Se eu vou morrer de sede Ou se vou morrer de...

O que é a política? Etimologia e história do conceito

Saudações fraternas.  A política é um dos aspectos mais cruciais da vida em sociedade e, portanto, uma das categorias centrais para entender a humanidade, influenciando diretamente a organização, a governança e as interações entre os indivíduos.  No entanto, por mais visceral que possa parecer, mesmo imersos em política, muitas vezes não há exatidão quando se indaga: o que realmente significa "política"? Para responder a essa pergunta de modo adequado, é essencial explorar a etimologia do termo e a evolução histórica do conceito ao longo dos séculos, respeitando e compreendo as tradições que nos conduziram aos modelos, estruturas e concepções atuais. 📌 Etimologia da palavra "Política": A palavra "política" tem suas origens ocidentais no grego antigo, derivando do termo " polis ", que significa "cidade" ou, para aproximar de nossa concepção moderna, "cidade-estado". Na Grécia Antiga, a "polis" era o núcleo da vida so...