Já pensou em contratar aulas particulares? Nesta página você poderá tirar algumas dúvidas e verificar se é isso mesmo que você quer.
Caso você já esteja decidido, convencido e engajado para realizar aulas particulares, você pode entrar em contato diretamente pelo e-mail: profricardojlopes@gmail.com . Lembre de colocar no ASSUNTO: AULA PARTICULAR e no corpo do e-mail especificar as suas particularidades e seus interesses com a aula particular.
Caso queira saber mais, tirar dúvidas e deliberar com mais calma, aproveite o texto abaixo, ele foi especialmente elaborado para lhe auxiliar nesta escolha.
Quando devemos parar de estudar?
Sinceramente, estudar é uma tarefa para toda a vida. Nunca é demasiadamente cedo, nem demasiadamente tarde, para que dediquemos nossos esforços para cuidar de nosso intelecto, para cuidar de nossas ideias e para aperfeiçoar a nossa visão de mundo com um embasamento que valoriza as produções de conhecimento humanos desenvolvidos nos mais variados lugares e tempos.
As vezes tudo que precisamos fazer para melhorar a nossa própria vida é criar uma oportunidade para nós mesmos e estudar é, sem dúvida, algo que possui um potencial incrível.
Estudar é uma tarefa que normalmente se destaca por ser solitária, afinal, tem coisas que só nós mesmos podemos fazer por nós mesmos. Mas, embora exista uma significativa parte individual, uma outra dimensão importante é a nossa capacidade de expressar nossas ideias, testar as validades de nossos argumentos, dialogar para descobrir lacunas de nossos pensamentos e debater - para que o confronto permita ultrapassarmos as barreiras artificiais que as vezes colocamos para nós mesmos.
Sendo assim, talvez escolher separar um tempo por semana para realizar aulas particulares pode ser uma atividade fértil, que contribui para a motivação de não estar só e também não estar massificado ou "grupalizado" como nas instituições de ensino.
A ação de estudo solitário é uma fértil, rica e indispensável experiência. Por sua vez, as instituições de ensino tradicionais também são férteis, ricas, indispensáveis e inigualáveis. O que as aulas particulares possuem de diferente é que criam uma situação especial, que através do diálogo direto docente e discente se estabelecem experiências diferentes das corriqueiras em nossa vida.
Em que momento de minha vida devo procurar aulas particulares?
Não existe propriamente um momento melhor do que outro para buscar o auxílio das aulas particulares.
Talvez enquanto você pertença a uma instituição de ensino, escola, faculdade, universidade, etc., as aulas particulares devam exercer uma função de complemento, de recuperação, de adaptação ou de aprofundamento - mas deve estar relacionado com o objeto que você já dedica esforço.
Por sua vez, em momentos que você não estiver ligado a nenhuma instituição formal de ensino as aulas particulares podem ser um modo de manter um compromisso de estudo, de aperfeiçoamento intelectual, podendo focar em temáticas que lhe interessam num determinado momento, ou em algo que lhe parece importante entender para viver melhor ou para compreender o mundo melhor.
Ainda, talvez, seja interessante utilizar as aulas particulares para adquirir novas habilidades que possam contribuir para as atividades que você já realiza ou que gostaria de realizar. Em suma, as aulas particulares podem ter pertinências diferentes em diferentes momentos. O que é preciso destacar é que: se você tiver oportunidade, procure aproveitar!
Para lhe ajudar a tomar essa decisão, tente responder as questões a seguir com sinceridade para si mesmo:
- Você tem curiosidade sobre um tema, uma área de conhecimento ou alguma referência, mas sozinho não consegue planejar e desenvolver o plano de modo a satisfazer o seu desejo?
- Você tem um tempo disponível para dar atenção ao modo como você compreende o mundo e a sua própria vida?
- Você já deixou de estudar ou pesquisar algo por não saber direito como começar? Afinal, embora estejamos a um toque de milhares de respostas na palma de nossa mão, com um smartphone, não nos tornamos necessariamente mais sábios por isso.
- O seu desejo de aprender algo novo acaba desaparecendo quando você não tem muito com quem conversar sobre os seus interesses?
Estas perguntas, embora genéricas, talvez lhes façam refletir sobre o que você quer e o que uma aula particular pode lhe oferecer.
Como as aulas particulares podem ser benéficas para você?
Em primeiro lugar contratar aulas particulares significa contar com um engajamento e um planejamento de um profissional com experiência para que seus objetivos ganhem um "corpo" metodológico, ou seja, ao contratar aulas particulares você está adquirindo um caminho desenhado especificamente para você, que será percorrido ao lado de alguém que lhe dedicará a devida atenção e cumplicidade.
O espaço/tempo da aula é um momento de culminância de nossos acúmulos individuais, de trocas de ideias, de troca de entendimentos, de interação ativa, de protagonismo no exercício da inteligência.
O tempo de dedicação através de um compromisso com um projeto nos mantém mais motivados e nos permitem reconhecer as etapas que estamos desenvolvendo em nosso próprio empreendimento de aperfeiçoamento.
O contato com recomendações de materiais básicos, complementares e de aprofundamento embasados numa cultura de cunho acadêmico-científico-filosófica norteará as nossas escolhas diante das infinidades de informações disponíveis em nossa era. Estabelecer um critério consistente sem dúvida é um diferencial em nossos tempos de demasia de informações, saberes e conhecimentos que foram produzidos para estimular mais o consumo que o estudo. Os materiais, ainda, são pensados e articulados para cumprir funções de aprendizagem, isto quer dizer que buscaremos nos tornar aptos a lidar com todos os tipos de referências, lidando com trajetórias de compreensão sequencial, de enfrentamento de objetos de estudo e desafiando a nossa condição atual.
As portas para entender o mundo estão disponíveis para todos (as/es) nós. As aulas particulares podem contribuir oferecendo ferramentas/chaves que permitam percorrer cada esfera com a capacidade correlata.
Em cada tempo de nossa vida temos desafios diferentes. Cada momento histórico tem um desafio diferente. Você está pronto para as transformações?
Muitos autores (as/es), pesquisadores (as), estudiosos (as/es), inferem que uma das marcas mais notórias de nossos tempos é que as estabilidades das sociedades tradicionais estão cada vez mais afetadas por vertiginosas transformações. Tais transformações impostas pelo avanço tecnológico e por transformações sociais-éticas-políticas exigem novas capacidades das pessoas e muitas das capacidades que serão exigidas no futuro ainda não é possível prever daqui, de onde estamos, e, por isso, uma das habilidades que podemos reconhecer como referência é aprender a aprender, ou focar em adquirir habilidades para poder desenvolver novas habilidades.
A gente não sabe muito bem para onde vamos, mas, com certeza precisamos construir hoje as bases para o que faremos no futuro. Qual o melhor modo de se preparar para as transformações? Sem dúvida é estudando, diversificando campos de interesse, descobrindo relações não óbvias. Sendo assim, é sempre bom ampliar as nossas experiências culturais, as nossas experiências de vida, as nossas vivências sociais e claro as nossas capacidades intelectuais.
A pandemia que acometeu o globo e o nosso país exigiu reinventar modos de realizar tarefas que antes eram inteiramente presenciais, pessoais, cara a cara. Desde 2020, com a grave propagação do vírus acabei iniciando as aulas em formato virtual.
Dado as riquezas deste modelo de aulas particulares em plataformas digitais, enquanto a pandemia não estiver controlada, estarei atuando EXCLUSIVAMENTE através de ferramentas virtuais, que possam garantir a nossa segurança. São elas (as ferramentas): Google Classroom (Sala de Aula) - para situações assíncronas (que não exigem presença temporal); Google Meet/Zoom/Whatsapp/Telegram - para situações síncronas (que exigem a presença temporal).
Quando a pandemia estiver controlada podemos rever a possiblidade de aulas presenciais para retomar a riqueza única das experiências presenciais. Mas, não podemos negar o conforto que este modelo pode oferecer para diminuir os transtornos de locomoção e a rica possibilidade de aproximar pessoas de cidades, Estados e até países diferentes.
Experiências de estudo e docência:
Abaixo você pode vislumbrar um "temário", ou seja, uma descrição genérica de assuntos que possuo algum grau de domínio e posso lhe auxiliar. Evidentemente, a construção do plano de seu estudo será mais elaborado, contendo as referências, os consensos e descensos dos especialistas destas áreas.
Temário:
- História do Pensamento Filosófico: Da Antiguidade aos nossos dias.
- Temas da tradição filosófica: Filosofia Política, Ética, Estética, Epistemologia, Metafísica, Idealismos, Materialismos, Empirismo, Dialética, Antropologia Filosófica, Filosofia da Linguagem, Filosofia da Religião, Lógica, Filosofia das Ciências, Filosofia da História e as obras fundamentais do pensamento humano chamados de clássicos.
- Filosofia Política, Ciências Políticas e Políticas.
- História das Artes: Pré-históricas, Antigas, Medievais, Modernas e Contemporâneas.
- Movimentos Culturais-Artísticos de povos tradicionais.
- Produção de textos - Artigos, Ensaios, Dissertações, textos técnicos, textos científicos e textos de difusão de massa.
- Metodologias de pesquisa acadêmica.
- Técnicas de estudo e aprendizagem norteadas pela tradição e pela psicopedagogia das últimas décadas.
Agora que você está convencido e engajado para realizar aulas particulares, você pode entrar em contato diretamente pelo e-mail: profricardojlopes@gmail.com . Lembre de colocar no ASSUNTO: AULA PARTICULAR e no corpo do e-mail especificar as suas particularidades e seus interesses com a aula particular.
Atenciosamente/Respeitosamente.
Prof. Ricardo de Jesus Lopes
Comentários
Postar um comentário